Começa nesta sexta-feira o primeiro curso de formação tecnológica realizado por meio da plataforma de Recursos Digitais para Atividades Remotas, implantada pela Secretaria Municipal de Educação (Seduc).
Neste primeiro momento, o curso será ofertado a servidores indicados pelas escolas, sendo um por turno, tanto da rede municipal quanto da Fundação de Ensino de Contagem (Funec), que serão multiplicadores. A carga horária será de 20h e as aulas, ministradas pelo professor Flávio Martins, especialista e mestrando em Educação Tecnológica pela UFMG.
A plataforma foi implantada com o intuito de apoiar os professores, qualificar o ensino remoto e auxiliar a interação com os alunos. Foi desenvolvida a partir do diagnóstico realizado pela secretaria, onde foram identificadas dificuldades enfrentadas pelos professores no uso das plataformas e modalidades remotas de ensino.
A proposta da Seduc é oferecer a oportunidade de formação continuada aos docentes e auxiliar as instituições e profissionais da educação na implementação e uso de recursos e ferramentas digitais, já que a pandemia do novo coronavírus trouxe uma nova realidade para a educação que teve impactos nas escolas, nos alunos, familiares e nos professores.
A expectativa é de que, até o mês de abril, os demais professores da Rede Municipal de Ensino tenham acesso às aulas de formação. Desta forma, estima-se a qualificação do trabalho que já está sendo produzido e possam ser sugeridas alternativas para escolas e professores sobre recursos e ferramentas que podem ser utilizados no contexto do trabalho com atividades remotas.